Imagem de Veterinários angolanos devem usar cédula profissional durante o trabalho, diz Ordem
Foto: Angolaformativa

Veterinários angolanos devem usar cédula profissional durante o trabalho, diz Ordem

Imagem de Veterinários angolanos devem usar cédula profissional durante o trabalho, diz Ordem

Veterinários angolanos devem usar cédula profissional durante o trabalho, diz Ordem

A ordem dos médicos veterinários de Angola defende o uso permanente da cédula profissional durante a atividade laboral. A instituição assinala nesta segunda-feira 21 anos e entre os desafios está a atribuição de ordem aos profissionais que ainda exercem a atividade sem o documento.

Ordem na ordem é o que pretende a ordem dos médicos veterinários de Angola, que defende que o uso da carteira profissional deve ser regra e não exceção, o que não acontece em muitos casos.

“O seu uso regular é indispensável para que continuemos a manter a ordem e a excelência dentro da nossa classe, contribuindo para o bem-estar da sociedade como um tudo”.

A inquietação foi manifestada pela bastonária da classe Carla Fernandes, que aponta alguns desafios no exercício da profissão.

“Valorizar a cédula profissional. Este documento é muito mais do que uma identificação. Ele é o garante da legitimidade de cada médico veterinário no exercício da sua função. É o que assegura a população e as autoridades que o profissional está habilitado a atuar dentro dos padrões da Ordem dos Médicos Veterinários de Angola (OMVA) e do Estado Angolano”.

A responsável reafirmou o propósito dos médicos veterinários de continuarem a ser parceiros do Estado na garantia da segurança alimentar no mercado nacional.

“Promovendo a produção nacional e diminuindo a dependência de importações. Não podemos falar de saúde pública sem destacar a atuação dos médicos veterinários na prevenção de doenças zoonóticas, aquelas que são transmitidas dos animais para os humanos”.

Bastonária da ordem dos médicos veterinários de Angola, Carla Fernandes, quando falava de alguns desafios da instituição que assinala nesta segunda -feira 21 anos de existência.

José Silva – Correspondente RDP África

Reprodutor de áudio