Imagem de Monte Cara apresenta 3ª Edição de Afrika Aki Lisboa a 11 de abril no B.Leza

Monte Cara apresenta 3ª Edição de Afrika Aki Lisboa a 11 de abril no B.Leza

Imagem de Monte Cara apresenta 3ª Edição de Afrika Aki Lisboa a 11 de abril no B.Leza

Monte Cara apresenta 3ª Edição de Afrika Aki Lisboa a 11 de abril no B.Leza

Está de volta o evento Afrika Aki que resgata a memória e a influência do icónico e prestigiado Clube Monte Cara que, em 1976 se instalou na Rua do Sol ao Rato e se tornou um dos principais epicentros da cultura africana com a influência de Cabo Verde, em Lisboa.

Idealizado e gerido por Bana ou Adriano Gonçalves que tornou este espaço num verdadeiro trend setter da modernidade musical de Cabo Verde que se reflete até aos dias de hoje e lançou no seu palco Cesária Évora, Paulino Vieira, Armando Tito, Celina Pereira e será recriado dia 11 de abril de 2025, às 22h30, no B.Leza.

O evento contará com participações especiais de Micas Cabral, uma das vozes mais icónicas da Guiné-Bissau e vocalista da banda Tabanka Djazz, Mário Marta, a grande revelação da música de Cabo Verde contemporânea, premiado pelo seu primeiro disco que conta com a colaboração de Lura no funaná “Aguenta”, e Chalo Correia, cantautor angolano influenciado por clássicos como Ngola Ritmos, David Zé, Urbano de Castro e Kiezos.

Contar a História do Monte Cara, neste espetáculo, é celebrar os 50 anos das Independências e honrar a Banda Monte Cara que reúne veteranos do Clube de Bana com músicos da nova geração.

Lisboa é frequentemente palco de encontros musicais únicos, onde um angolano toca uma morna, um cabo-verdiano toca um gumbé e um guineense toca um semba.

Essa fusão de ritmos e culturas dá origem ao Afrika Aki, um projeto que destaca a harmonização de influências africanas em Lisboa.

A noite promete ser uma viagem musical única, marcada por trazer de volta a raiz de onde tudo começou e as noites que viravam madrugadas ao som dos ritmos inesquecíveis do Monte Cara.

 

Apoio RDP África