Imagem de Baixas pressões no Canal de Moçambique ameaçam tempestade

Baixas pressões no Canal de Moçambique ameaçam tempestade

Imagem de Baixas pressões no Canal de Moçambique ameaçam tempestade

Baixas pressões no Canal de Moçambique ameaçam tempestade

Formou-se um sistema de baixas pressões no Canal de Moçambique e com potencial para evoluir para uma tempestade tropical moderada a partir de amanhã, 4ª feira. O alerta é do Instituto Nacional de Meteorologia de Moçambique (INAM).

O fenómeno está já a influenciar na ocorrência de chuvas e trovoadas em várias regiões de Moçambique, diz o meteorologista.

Mas para já o sistema vai atingir os estágios de tempestade tropical, que esse sistema de tempestade tropical vai continuar a influenciar com chuvas, isso na zona sul, chuvas fracas já moderadas localmente, forte, sendo muito forte ao longo da faixa costeira da província de Inhambane. Em relação à zona centro também vai contribuir chuvas fracas já moderadas, localmente fortes, principalmente nas províncias de Zambézia e Tete”.

Pedro Mutumane diz que o sistema vai gradualmente evoluir e atingir o estágio de tempestade tropical severa.

“No final do dia de amanhã e depois de amanhã poderá atingir o estágio de tempestade tropical severa, é daí que nós vamos monitorar e havendo qualquer evolução de sistemas o INAM vai se devolver e nesse momento, e no momento que vai atingir essas categorias de tempestade tropical já não estará mais o próximo na parte de Moçambique e vai atuar mais para a parte de Madagáscar”.

O Instituto Nacional de Meteorologia de Moçambique alerta que o fenómeno pode provocar inundações em áreas baixas, deslizamento de terras em zonas montanhosas e interrupções no fornecimento de energia elétrica devido à intensidade dos ventos.

Orfeu de Sá Lisboa – Correspondente RDP África em Maputo

Reprodutor de áudio