Imagem de Os Mil Caminhos de Sissoco Embaló – Reportagem de Paula Borges
Foto: Inácio /LUSA

Os Mil Caminhos de Sissoco Embaló – Reportagem de Paula Borges

Imagem de Os Mil Caminhos de Sissoco Embaló – Reportagem de Paula Borges

Os Mil Caminhos de Sissoco Embaló – Reportagem de Paula Borges

Quem é Umaro Sissoco Embaló? Como construiu a rede de contactos para chegar ao poder e lá se manter? A RDP África ouviu quem conhece bem e privou com o presidente eleito em 2020.

Nota da Redação:

A RDP-África ouviu, ao longo das últimas semanas, vários actores guineenses sobretudo da esfera política e militar, também jornalistas, comentadores da Guiné-Bissau e de outros países. Uma das maiores dificuldades foi reproduzir, na rádio, as declarações.
Por assumido medo das consequências ou  por precaução, muitos dos nossos entrevistados não quiseram dar a voz. E isso já diz muito sobre o regime. Mas estes entrevistados existem. São fontes cujas informações foram por nós cruzadas.
Sissoco Embaló é seguido com atenção na Guiné-Bissau, em Portugal e, por exemplo, em França onde são questionadas as relações de proximidade de Sissoco com Macron e a mulher. Um dos mais atentos e críticos é o advogado luso-francês Juan Branco.
A investigação jornalística tem muitos instrumentos mas, como nos dizia um repórter que tem investigado casos de corrupção, a Guiné Bissau é quase insondável sem instituições que efectivamente fiscalizem a acção política e palco de uma intrincada rede de interesses e ligações. Sabe-se que muitos dos que hoje estão desavindos facilitaram e apoiaram o caminho de Sissoco Embaló.
Tentámos ouvir o próprio Umaro Sissoco Embaló e vários antigos correlegionários. O trabalho não termina aqui.