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Imagem de Presidente e deputados campeões de incumprimento do OGE
África em Destaque 2 out, 2025, 15:24

Presidente e deputados campeões de incumprimento do OGE

Imagem de Presidente e deputados campeões de incumprimento do OGE
África em Destaque 2 out, 2025, 15:24

Presidente e deputados campeões de incumprimento do OGE

O Governo Angolano entregou recentemente na Assembleia Nacional a Conta Geral do Estado de 2024. Como o próprio nome indica, a Conta-Geral do Estado é um documento de prestação de contas em que o Governo diz, para um determinado ano, que despesas realizou e como financiou essas despesas, no caso, 2024. Portanto, a Conta Geral do Estado é um documento fundamental porque, no fundo, é a execução do Orçamento Geral do Estado.

Em Angola, normalmente, damos muito mais importância ao Orçamento Geral do Estado, que é apresentado até 31 de Outubro, é depois discutido na Assembleia Nacional e acaba em votação final global em Dezembro.

O Orçamento é uma previsão. O Governo diz quais são as despesas que vai realizar no ano seguinte e como é que vai financiar estas despesas.

Desse ponto de vista, a Conta Geral do Estado é um documento mais exato, no sentido de que diz, não é um documento de intenções, é um documento de realidade.

E o que é que acontece relativamente à Conta Geral do Estado de 2024? Nós olhamos para a Conta Geral do Estado de 2024 e ficamos a pensar que o Orçamento não passa de uma mera formalidade.

A lei diz que o Governo tem que fazer um Orçamento, tem que apresentar na Assembleia, tem que discutir e a Assembleia tem que aprovar.

Se nós olharmos para a Conta Geral do Estado de 2024, nós verificamos que uma coisa não tem nada a ver com a outra.

E os principais incumpridores são justamente as instituições que propõem e que aprovam o Orçamento Geral do Estado.

Quem propõe em Angola o Orçamento Geral do Estado é o Presidente da República, ele é Chefe de Estado e titular do Poder Executivo.

Quem aprova o Orçamento é a Assembleia Nacional.

Pois bem, se nós olharmos para a Conta Geral do Estado de 2024, verificamos coisas muito simples como o seguinte: o Presidente que propõe o Orçamento, a sua Secretaria Geral tinha orçamentados para 2024 à volta de 25,3 milhões de euros de despesas. Acabou o ano gastando 101,3 milhões de euros.

Portanto, a Secretaria Geral da Presidência da República gastou 4 vezes mais do que tinha orçamentado.

Temos depois a Assembleia Nacional. A Assembleia Nacional é quem aprova o Orçamento.

Pois bem, a Assembleia Nacional aprovou 38,5 milhões de euros de orçamento para 2024 e gastou 70,7 milhões de euros em 2024.

Portanto, quem tem a responsabilidade de propor e de aprovar o Orçamento são quem mais fura, digamos assim, o Orçamento. Portanto, há aqui qualquer coisa que está mal, nós temos que perceber que o Orçamento não é uma formalidade.

Numa empresa privada, quem propõe o Orçamento com desvios desta natureza é despedido, como é óbvio, e com razão.

Portanto, nós temos aqui, repito, que quem propõe e quem aprova o Orçamento é quem mais fura o Orçamento. Portanto, é preciso fazer alguma coisa nesse sentido.

O Orçamento não é uma formalidade. O Orçamento tem que ser um Orçamento que seja consistente e que seja respeitado.

Imagem de Opinião de...Carlos Rosado de Carvalho (Angola),

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"Presidente e deputados campeões de incumprimento do OGE"

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