Saltar para o conteúdo
    • Notícias
    • Desporto
    • Televisão
    • Rádio
    • RTP Play
    • RTP Palco
    • Zigzag Play
    • RTP Ensina
    • RTP Arquivos
RDP África - RTP
  • Programas
  • Informação
  • Desporto
  • Podcasts
  • Vídeos
  • Programação
  • + RDP África
    Apoios Contactos

NO AR
PROGRAMAÇÃO já tocou
Imagem de Digitalizar, simplificar e tornar os serviços mais próximos das pessoas
África em Destaque 8 nov, 2024, 09:46

Digitalizar, simplificar e tornar os serviços mais próximos das pessoas

Imagem de Digitalizar, simplificar e tornar os serviços mais próximos das pessoas
África em Destaque 8 nov, 2024, 09:46

Digitalizar, simplificar e tornar os serviços mais próximos das pessoas

A terceira década do Sec. XXI está a ser marcada por um verdadeiro advento de aceleração tecnológica, justificado em grande parte pela necessidade imperiosa de tornar as economias mais atrativas, competitivas e diversificadas na forma de funcionamento e produção de riqueza, tendo o sector digital e a acessibilidade como uma oportunidade única modernizar e internacionalizar os mais variados modelos de negócios geradores de receitas, empregos e bem-estar social.

Na mesma linha, o processo de reformas, modernização e digitalização da Administração Pública constitui um passo decisivo e inadiável para que, através de implementação de novos modelos organizacionais e de gestão, aliados à introdução dos meios tecnológicos, se promovam a aproximação dos serviços públicos aos cidadãos, acompanhado de maior eficácia e eficiência no modo como os serviços são prestados. Desse modo, será possível cumprir um dos principais objetivos da própria existência da Administração Pública: colocar os serviços o mais próximo possível junto das populações que deles necessitam, diminuindo assim gastos e burocracias originas pelas deslocações frequentes à sede da Administração Pública para tratar de múltiplos assuntos e/ou serviços.

Além disso, é igualmente importante destacar que uma Administração Pública moderna, mais bem organizada e tecnológica produzirá ganhos no atendimento, flexibilidade de horários de funcionamento e ganhos significativos em termos de celeridade na capacidade de resposta às solicitações dos cidadãos.

Por outro lado, havendo uma melhor distribuição de centros de prestação de serviços da Administração Pública, o próprio Estado será capaz de garantir que, em tempo útil, os cidadãos e as empresas obtenham respostas, documentos e serviços essenciais ao desenvolvimento das suas atividades e, consequentemente, à própria economia, através de sistemas tecnológicos de interoperabilidade administrativa que permitam o cruzamento de dados e informações, por sua vez úteis à prestação dos mais variados serviços aos cidadãos e às empresas.

Por isso, foi com bastante satisfação que todos presenciamos o recém-inaugurado primeiro espaço de Serviço Público Integrado (SPI) em São Tomé e Príncipe, na cidade de Trindade, distrito de Mé-Zóchi, onde serão disponibilizados vários serviços da Administração Pública são-tomense, de onde se destacam os serviços das Finanças, Registo Civil e Notariado e da Segurança Social.
Está de parabéns o Governo de STP e os seus parceiros de desenvolvimento.

Trata-se, com toda a certeza, de um ganho importantíssimo para STP, pois estabelece as bases para que, através das reformas planeadas pelo Governo, a Administração Pública se torne mais eficaz, eficiente e próxima das pessoas, promovendo dessa forma uma verdadeira transformação digital, modernizando, desconcentrando e descentralizando os serviços públicos por todo o país.
O desenvolvimento socioeconómico do nosso país só será possível com muito trabalho, reformas estruturais e um investimento coordenado nas pessoas e nas novas tecnologias, de modo a transformar o nosso país, a nossa Administração Pública e a vida das pessoas.

É este o caminho que o atual e os futuros Governos de STP devem prosseguir: Digitalizar, simplificar e tornar os serviços mais próximos das pessoas.

 

Imagem de Opinião de...Gelson Baía (São Tomé e Príncipe),

Opinião de...Gelson Baía (São Tomé e Príncipe),

"Digitalizar, simplificar e tornar os serviços mais próximos das pessoas"

Mais Episódios

Pode também gostar

Imagem de Ufa! 4 521 medalhas depois, chegam ao fim as ‘condecorações’ da independência de Angola

Ufa! 4 521 medalhas depois, chegam ao fim as ‘condecorações’ da independência de Angola

Imagem de Soraia Ramos e Zara Williams em conversa com Nuno Sardinha

Soraia Ramos e Zara Williams em conversa com Nuno Sardinha

Imagem de Emoções estranhas em Bissau

Emoções estranhas em Bissau

Imagem de Os Parasitas dos Tubarões 

Os Parasitas dos Tubarões 

Imagem de Mindelact 2025

Mindelact 2025

Imagem de O mito da “mão externa”

O mito da “mão externa”

Imagem de Os esquadrões da morte em Moçambique.  A maioria dos crimes permanecem sem solução e o silencio do poder é ensurdecedor.

Os esquadrões da morte em Moçambique. A maioria dos crimes permanecem sem solução e o silencio do poder é ensurdecedor.

Imagem de Entrevista RDP África – Maria Rueff e o Elogio do riso uma homenagem aos comediantes

Entrevista RDP África – Maria Rueff e o Elogio do riso uma homenagem aos comediantes

Imagem de Angola inaugura primeira mina de cobre desde a independência

Angola inaugura primeira mina de cobre desde a independência

Imagem de Nuno Sardinha apresentou “Ancestralidade” de C4 Pedro

Nuno Sardinha apresentou “Ancestralidade” de C4 Pedro

PUB
RDP África - RTP

Siga-nos nas redes sociais

Siga-nos nas redes sociais

  • Aceder ao Facebook da RDP África
  • Aceder ao Instagram da RDP África
  • Aceder ao YouTube da RDP África

Instale a aplicação RTP Play

  • Descarregar a aplicação RTP Play da Apple Store
  • Descarregar a aplicação RTP Play do Google Play
  • Contactos
  • Frequências
  • Programas
  • Podcasts
Logo RTP RTP
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube
  • flickr
    • NOTÍCIAS
    • DESPORTO
    • TELEVISÃO
    • RÁDIO
    • RTP ARQUIVOS
    • RTP Ensina
    • RTP PLAY
      • EM DIRETO
      • REVER PROGRAMAS
    • CONCURSOS
      • Perguntas frequentes
      • Contactos
    • CONTACTOS
    • Provedora do Telespectador
    • Provedora do Ouvinte
    • ACESSIBILIDADES
    • Satélites
    • A EMPRESA
    • CONSELHO GERAL INDEPENDENTE
    • CONSELHO DE OPINIÃO
    • CONTRATO DE CONCESSÃO DO SERVIÇO PÚBLICO DE RÁDIO E TELEVISÃO
    • RGPD
      • Gestão das definições de Cookies
Política de Privacidade | Política de Cookies | Termos e Condições | Publicidade
© RTP, Rádio e Televisão de Portugal 2025