Decorre hoje em Bissau, realizada pelo Conselho Nacional de Juventude, Jornada Nacional de Juventude subordinado ao lema “Terra de Origens”. O evento terá lugar no Centro Cultural Francês.
Objetivo
A conferência será um espaço de reflexão e discussão sobre os temas transversais sobre o continente africano. Refletir o passado do continente de uma forma crítica e perspetivar sobre os desafios atuais e futuros. Assim, de acordo com a programação, vai se discutir sobre Juventude e Política, Economia, Políticas Sustentável, desportos, migração e emprego jovem.
Uma agenda de discussão cheia, com oradores que têm refletido sobre os assuntos e com muita experiência como a Dra. Zaida Pereira, ex Reitora da Universidade Católica de Bissau, Sociólogo Miguel de Barros, Bióloga Nem Biai e Politólogo guineense Rui Jorge Semedo.
Resultado esperado
Espera-se que a Conferência possa permitir a recolha de importantes subsídios para emancipação dos debates, principalmente entre jovens, em relação a ideia de uma nova África- possível através duma visão Panafricana, endógena, realista e ambiciosa.
Inscrever a África dentro duma nova dinâmica que tem por objetivo ser líder e Ator Global nos processos decisórios e rumos do novo mundo, retirar a África da condição de simples espectadora e mero acompanhante das agendas, como outrora, deve ser um dos principais desafios e forma de cumprir com a segunda etapa do Pan-africanismo, livrar o continente de Neoliberalismo.
Para isso, será sempre preciso relembrar Amílcar Cabral- pensar e estudar cada problema em concreto, para assim poder dar respostas concretas a cada problema.