Num contexto em que as liberdades e garantias mais elementares foram postas em causa na Guiné-Bissau, cumpre dizer que aqueles que têm tido a ousadia para fazer o seu trabalho com coragem, mantendo a honestidade e ética profissional, sem se precisar vergar aos servilismos e prestação do serviço as dinâmicas totalitaristas e repressiva que vem se consolidando a cada vez mais no país, são merecedores de distinções e vénias.
Neste sentido, é de justiça e merecedor destacar e dar enfase a distinção do PRÉMIO JORNALISMO E DIREITOS HUMANOS 2024 à Repórter Jornalista Fátima Tchuma Camara, da RDP África, com uma vasta carreira no setor da comunicação social guineense. Tchuma Camara se inscreve no leque dos profissionais da comunicação que, não obstante os tempos estranhos em que o setor e classe da comunicação social guineense vive, não perdeu e não se deixou perder o fio condutor que sempre a distinguiu como uma profissional séria, competente e comprometida.
Quando se analisa a realidade guineense, os seus constantes zig zag que sempre caraterizou o Estado, facilmente vamos compreender que nunca o setor da comunicação social e os seus profissionais foram tanto postos a prova como nos tempos e dias atuais. Aliás, quem o disse, é o último relatório da LGDH sobre a situação dos Direitos Humanos na Guiné-Bissau nos últimos tempos, com uma certa ênfase para o setor da comunicação social.
Várias vezes humilhados e tratados de forma deselegante e nada democrática. De uns tempos para cá, principalmente com atual regime, os profissionais da comunicação social conheceram dias difíceis como nunca. Tentativas de raptos, intimidações, espancamentos, silenciamento, assédio, etc.
Isto, num país cujo ideólogo da sua fundação, Amílcar Cabral deu vida e emprestou a juventude para que a vida do homem e da mulher guineense possa ser uma vida de paz, progresso e, principalmente, de liberdade.
Por isso, a distinção da Jornalista Tchuma Camara simboliza a resistência e esperança de um novo vislumbrar para o ideal duma sociedade democrática e com imprensa livre.