Imagem de 1ª Tarde da cultura de Cabo Verde na Amadora dia 26 de abril

1ª Tarde da cultura de Cabo Verde na Amadora dia 26 de abril

Imagem de 1ª Tarde da cultura de Cabo Verde na Amadora dia 26 de abril

1ª Tarde da cultura de Cabo Verde na Amadora dia 26 de abril

Tarde Cultural “Cabo Verde: Sons, Sabores e Morabeza dum Povo!” | 26 de abril, na Buraca – Freguesia de Águas Livres, no Concelho da Amadora.

O evento da cultura cabo-verdiana vai acontecer pela primeira vez na Freguesia de Águas Livres e está inserido na Feira da Primavera, que ocorre anualmente na localidade. A tarde cultural irá contar com um primeiro momento com a celebração do Kolá San Jon, PatrimónioImaterial de Portugal em 2013, funaná com o grupo Katuta Branca, o grupo de dança Performance que fez sucesso no programa Portugal Got Talent 2025, e as batucadeiras Finka Pé. Seguindo-se haverá as atuações dos cantores Janise Silva, Calú Santos, a cantora e atriz Eliana Rosa e o renomado Calú Moreira, que trarão para o público as mornas e as coladeiras de Cabo Verde. Os artistas em palco serão acompanhados pela Kriol Band composta pelos músicos Adérito Pontes (guitarrista), Nir Paris (baterista), Renato Chantre (viola baixo), Fernando Andrade (teclista) e Henrique Silva (guitarrista). A animação estará a cargo do DJ Lucky.

As festividades da Tarde de Cabo Verde na Feira da Primavera, terãoinício às 11H00horas com a celebração e percursos do Kolá San Jon pelas ruas do bairro Alto da Cova da Moura, depois descerá e percorrerá as ruas da Buraca em direção ao Jardim dos Aromas, despertando a atenção da população, convidando-a a participar na tarde cultural no jardim central da Buraca.
Será um dia de celebração da cultura de Cabo Verde através da música e das vozes que trazem das origens, da gastronomia, e banhadas pela morabeza de um povo, com o objetivo de se festejar também a diversidade cultural e sua identidade no espaço da lusofonia. Uma experiência que promoverá o intercâmbio cultural e reforçará os laços culturais entre Cabo Verde e Portugal, envolvente e enriquecedora para todos os participantes e visitantes, e no concelho da Amadora, de forte presença de população de origem cabo-verdiana.

Para tornar a celebração ainda mais especial, haverá a oferta da cachupa, um dos pratos típicos de Cabo Verde… para que o público possa apreciar a gastronomia de Cabo Verde, ao som da melhor música das ilhas, promovendo assim uma experiência autêntica e saborosa!