Deltino traz ao público as histórias melódicas dos seus dois álbuns, “Eparaka” e “Rokotxi”, sem deixar de fazer uma perspetiva daquilo que está por vir.
Durante hora e meia, o público será cativado por músicas conhecidas e canções esquecidas, honrando o significado de Eparokotxi – Benção e Cura.
O concerto também contará com a interpretação de “A Espera”, do single “Vou Te Esperar”, que anuncia o avanço para o seu terceiro álbum, prestes a ser lançado.
“Eparokotxi” representa uma bênção para aqueles que foram esquecidos e uma cura para os que foram feridos. “A Espera” é dedicada a todos que têm fé de que tudo vai ficar bem.
SOBRE O ARTISTA
Deltino Guerreiro nasceu em Montepuez, Cabo Delgado, em 1990. Para além de músico, é também economista. A sua música é uma mistura de várias influências que vivenciou ao longo das suas viagens por Moçambique, de norte a sul. Deltino combina soul e R&B com a tradição musical do norte do país e canta em português, inglês e emakhuwa. As suas melodias têm uma forte influência da música árabe do norte de Moçambique.
Ao longo da sua carreira, Deltino já ganhou vários prémios, incluindo os de “revelação” e “melhor voz”. Participou em festivais nacionais e internacionais, como o AZGO Festival (Moçambique), Féte de la Musique (Joanesburgo), IOMMA e SAKIFO (Ilha da Reunião). Também participou no programa “African Voices” da CNN, que foi exibido mundialmente.
Deltino lançou dois álbuns: Eparaka (Benção) em 2016 e Rokotxi (A Cura) em 2022. Em 2016, colaborou com a cantora Joss Stone e venceu o Prémio “Mozal Artes e Cultura” na categoria de música. Nesse mesmo ano, tocou pela primeira vez com a Orquestra Xiquitsi, dirigida por Kika Materula.
Atualmente, Deltino está a finalizar o seu terceiro álbum, cujo lançamento está previsto entre os finais de 2024 e o início de 2025.
FICHA TÉCNICA
Deltino Guerreiro – Voz e Guitarra
Stélio Zoe – Bateria
Hélder Gonzaga – Baixo
Gerson Chaúque – Guitarra
Lívio Monjane – Keyboard
Amade Cossa – Percussão
Paulo Borges – Engenheiro de Som
Apoio RDP-África