Cuca Roseta canta “Fado e Morna” nas 9 ilhas de Cabo Verde
A fadista Cuca Roseta irá realizar uma digressão inédita por todas as ilhas de Cabo Verde, num espetáculo único intitulado “Fado e Morna”. Cuca irá cantar fados e mornas, ambos os géneros musicais consagrados como Património Imaterial da Humanidade.
É a primeira vez na história que uma artista percorre todas as nove ilhas habitadas do arquipélago de Cabo Verde numa digressão musical como esta.
“Fado e Morna” é para Cuca Roseta “um sonho já antigo e que agora vai finalmente ser possível concretizar”. A fadista irá convidar artistas locais em cada ilha “cruzando as culturas numa intensa e incrível partilha musical”.
Para este concerto, Cuca Roseta irá homenagear os grandes intérpretes de sempre do Fado, como Amália Rodrigues ou Alfredo Marceneiro e ao mesmo tempo, os grandes cantores cabo-verdianos entre os quais se destacam Cesária Évora, Maria Alice, Bana e muitos outros.
Os concertos terão entrada livre para que o povo cabo-verdiano, através de Cuca Roseta, possa conhecer o Fado e as inúmeras semelhanças que tem com a Morna.
A digressão irá decorrer em duas fases, a realizar entre outubro deste ano e abril do ano de 2024 e começa com um concerto já no próximo dia 5 de Outubro, no Tarrafal, na Ilha de Santiago.
Cuca Roseta vive um dos melhores anos da internacionalização da sua música e da sua carreira. Depois de Cabo Verde a artista irá ainda atuar este ano em Angola, China, Inglaterra e fará ainda uma extensa digressão por toda a América Latina.