Na semana em que Hilario Silva (Hilar) atua no Barrio Latino, veio à Música Sem Espinhas apresentar temas do novo disco. Foi acompanhado por Djodje Almeida à guitarra. Entrevista de Nuno Sardinha
HILAR NO BARRIO LATINO DIA 21/03 – CONCERTO-FESTA EM LISBOA
O artista afropop cabo- verdiano Hilar apresenta o concerto Bo t’amam? no Barrio Latino, em Lisboa, dia 21 de Março.
Um “concerto-festa”, como o próprio Hilar afirma, que vai acontecer na semana do seu aniversário e que vai contar, em palco, com vários artistas PALOP convidados de renome, como Mr. Carly, Ary Rafeiro, Mark Delman.
A banda é composta por instrumentistas de relevo do panorama musical atual, como Djodje Almeida, Emilio lobo, Neo e Humberto Ramos. O final de noite é assegurado por alguns Djs que prometem aquecer a pista: Berlok, Liedson e Tanny.
Hilar vai apresentar as músicas do álbum “Bo t’amam?” neste concerto realizado em parceria com a iAMusic & 5M Events.
No início deste ano, o artista esteve já em dois palcos lisboetas, no B.Leza e no Music Box. Antes, havia estado no evento Jardim de Verão da Gulbenkian, em Julho de 2023.
Verdadeiro artista em ascensão, Hilar tem estado em estúdio a gravar o
seu próximo álbum, que deverá sair este 2025, pela Klasszik.
Hilar, de nome verdadeiro Hilário Silva, nasceu em Espanha e reside atualmente em Portugal. Viveu em São Vicente, na Boa Vista e em Santiago, aproveitando todas estas latitudes para conhecer a fundo a cultura cabo-verdiana e para se inspirar a compor. O jovem, que se diz mindelense, formou a sua primeira banda aos 16 anos e nunca mais largou a música. Muito eclético e versátil, o artista mistura diversas sonoridades do mundo nas suas criações. Com alto pendor romântico e emocional, são comuns as músicas sobre saudade e sobre amor.
O músico tem dois álbuns já editados: “Boas Palavras” e “Bo t’amam?”, de onde saiu o sucesso “Imagina”. Para cabo-verdianos, o “hino” de Hilar é a trilha “Mi eh d’Cabo Verde”.
Recentemente, tem escrito e feito direção artística de outros grandes nomes da música, como por exemplo Soraia Ramos, no single “Kapri”, lançado em 2024. Mas há outras colaborações em marcha.