AS NARRATIVAS DE ESTIGMATIZAÇÃO QUE INFLUENCIAM AS RELAÇÕES ECONÓMICAS ENTRE ÁFRICA E A EUROPA
De um lado, os actores europeus, muitas vezes conduzidos por intenções benevolentes, perpetuam uma imagem de altruísmo que acentua dinâmicas de poder existentes. Do outro, os dirigentes africanos acabam por competir pelas atenções, tentando maximizar a ajuda e melhorar a sua posição em termos globais. E ambos contribuem assim para bloquear a possibilidade de conquistar colaborações justas e duradouras.
Neste novo livro, o economista Carlos Lopes lança luz sobre as complexidades que governam — na sombra — as parcerias entre África e a Europa. Trata‑se de propor uma visão profunda sobre as correntes que vão moldando estas relações, explicando, sem atribuir culpas, os mecanismos subjacentes que têm perpetuado um ciclo de auto‑engano. O objectivo é promover uma plataforma que impulsione um compromisso verdadeiro e desafiar a crença segundo a qual África não pode redefinir o seu futuro.
Carlos Lopes escreveu um estudo de rara mas visceral honestidade sobre quão longe estamos de uma relação genuína e construtiva entre África e Europa que transcenda os paradigmas obsoletos. Esta é uma leitura essencial para qualquer pessoa interessada no futuro do desenvolvimento de África. — Ricardo Soares de Oliveira, Universidade de Oxford
+Info aqui