O Autor desta obra, Mário Augusto Cissoko, nasceu 03/02/1947, em vila Farim, da Guiné portuguesa, passou a sua pequena infância na mesma vila onde nasceu, também em Mansoa, Bissorã e Bissau, fez os seus estudos primário e secundário em Senegal de então colônia francesa 1954 a 1966, combatente da liberdade da pátria na qual desempenhou a função de Responsável do Arquivo Secreto da Luta e foi o primeiro Antropólogo e Historiador guineense.
Publicou vários trabalhos científicos nas línguas e etnias da Guiné-Bissau, participou a convite de ICESCO e UNESCO sobre a revisão curricular do ensino de história da áfrica nos países africanos, avaliação e valorização das obras de história da África. Participou em várias outras conferências na qualidade expert africano nas ciências humanas. Em 1982, foi o vencedor do prêmio Léopold Sédar Senghor, sobre a história africana.
Nós e a história é uma obra histórica, resultado de pesquisa desde 1972, narra pedagogicamente a história da luta pela independência da Guiné-Bissau, revelando factos que nunca foram ditos. A obra, porém, contrariou com provas evidentes muitas informações narradas sobre a luta pela independência nacional.
A obra, que contém três tomos e seis volumes, traz várias críticas científicas sobre as histórias da África e Europa, concretamente a de Portugal, desconstruindo assim aspectos bizarros em várias narrativas da história africana e europeia.