Stewart Sukuma encerra a temporada de concertos integrados nas comemorações dos 40 anos de carreira, no próximo dia 30 de Março, no Porto de Maputo. O músico escolheu “Chuva de Afectos” para designar o concerto que fará uma rapsódia de canções de festa, de amor, solidariedade e de outros estados de alma que a sua arte oferece aos moçambicanos e a toda a humanidade.
Não é por acaso que espetáculo, uma espécie de apoteose da festa dos 40 anos de carreira, tem um cariz social e simboliza a continuação do projecto “Chuva de Afectos” criado por Stewart Sukuma e pela Sociedade de Desenvolvimento do Porto de Maputo (MPDC) em 2023. Toda receita do evento vai reverter-se a favor de uma causa social, a ser canalizado através da Associação dos Bons Sinais, baseada na província da Zambézia.
“Este concerto serve de agradecimento aos fãs, amigos, parceiros, colegas ou companheiros que ao longo dos 40 anos me permitiram sonhar e construir uma carreira da qual me orgulho profundamente. Por isso este espetáculo serve para devolver parte do que consegui conquistar ao nível de reconhecimento e popularidade a quem me trouxe a este lugar, o povo moçambicano. E em tempos difíceis, aprendi que devemos cuidar uns dos outros. O povo sempre cuidou de mim, e agora é a minha vez de o fazer. Toda a receita será canalizada para quem mais necessita”, diz Stewart Sukuma.
Stewart Sukuma assume os 40 anos de música e de vida artística sem paragem, como uma bússola que lhe permite navegar profundamente por um Moçambique rico na sua cultura, e nos lugares físicos ou que habitam no imaginário colectivo.
O programa comemorativo dos 40 anos de carreira de Stewart Sukuma foi lançado em 2022 e materializou projectos e intervenções nos mais diversos sectores; com foco para um envolvimento em questões sobre meio ambiente, cidadania, igualdade de género e direitos humanos.
A campanha a Paz é Nossa Cultura, é um dos exemplos da lealdade de Stewart Sukuma em relação ao uso da arte para a preservação da harmonia e coesão social.
Stewart Sukuma, o mais internacional artista moçambicano com carreira consistente, teve a proeza de esgotar em 2023 toda a bilheteria do SESC Pompéia, uma renomada sala de espectáculos na cidade de São Paulo, no Brasil. Ainda para assinalar os 40 anos de carreira Stewart Sukuma foi um dos convidados especiais para o concerto em homenagem ao compositor e organista austríaco, Anton Bruckner.