“Nagrelha 2030”, é o título do sexto livro do jornalista e escritor Victor Hugo Mendes, uma obra com 130 páginas, é a resposta que o autor dá ao pedido e sugestões de muitos fãs e seguidores do famoso músico angolano que faleceu em Luanda no ano de 2022 vítima de doença prolongada. O lançamento do livro terá lugar na casa da imprensa, rua da horta seca em Lisboa, no dia 2 de novembro pelas 18 horas.
Victor Hugo Mendes, diz que não conversou com ninguém da família para escrever o livro sobre Caio Mendes (Nagrelha).
A obra, resulta da compilação de dados recolhidos durante centenas de horas de estudo e análise de factos disponíveis nas redes sociais, em entrevistas e participações do artista em programas de televisão, rádio e jornais, que permitiram ao escritor, perceber, em parte, a grande sensibilidade do músico. Estes factos, ajudaram-no a traçar e entender o perfil social do Nagrelha, o impacto da sua música, vida e morte na sociedade angolana.
O livro em causa, começou a ser escrito alguns dias após a morte do Nagrelha e o escritor revela agora a história de um ídolo carismático em livro. A convicção, a liderança, as fragilidades, a lealdade e confiança das pessoas mais próximas, os últimos dias em vida e o funeral que parou o país e que mereceu destaque nacional e internacional, são apresentados num livro que procura desmistificar velhos conceitos e paradigmas sobre o Kuduro e os kuduristas. É também uma obra que vai mudar a visão que muitos tinham de forma negativa sobre Nagrelha.
Victor Hugo Mendes, refere que desta forma, homenageia Nagrelha, que muito fez, ainda que em pouco tempo, para a rica cultura musical angolana, trazendo a história de superação de um dos maiores nomes da música de Angola da geração dos anos noventa.
Victor Hugo Mendes é jornalista e escritor angolano.
Apoio RDP-África