A circulação do comboio para o Aeroporto Agostinho Neto tem inicio esta quinta-feira, com 12 frequências por dia, no percurso de cerca de 52 quilômetros. Nesta terça-feira, o Presidente da República constatou o estado das obras de acesso ao novo aeroporto. As obras do caminho de ferro de Luanda que vai ligar ao Aeroporto Doutor António Agostinho Neto tem uma execução de 14 por cento.
João Lourenço começou com a linha férrea do Caminho de Ferro de Luanda, saindo da estação do Bungo até o aeroporto internacional o Doutor António Agostinho Neto. Esta linha começa a funcionar da quinta-feira com ligações rápidas para o novo aeroporto, que começa a receber voos comerciais no domingo com ligações domésticas de Cabinda.
Nesta altura, a obra tem 14% de execução, segundo o presidente do Conselho de Administração (PCA) dos Caminhos de Ferro de Luanda, Manuel António Candacanda.
“O projeto de segregação está em curso. Nós já estamos numa fase de execução física na ordem de 14%. Atacamos primeiro os pontos mais conflituosos. Estamos a fazer a nossa parte. O empreiteiro está a trabalhar com todo o empenho. Vamos começar em qualquer altura a construção das pedonais, que nesta altura tem sido ainda o quebra-cabeça, porque as pessoas precisam de movimentar de um lado para outro. Mas enquanto não decorrerem este processo da construção de pedonais, há pontos que têm que ser abertos, que é para permitir o movimento de um e do outro lado”.
Presidente do Conselho de Administração do Caminho de Ferro de Luanda, Manuel António Candacanda, e a situação da linha que vai ligar o aeroporto do Doutor António Agostinho Neto.
Correia Magalhães, em serviço especial para a RDP-África