Foi adiada a reunião do Conselho Superior de Defesa Nacional de São Tomé e Príncipe, convocada pelo Presidente da República, Carlos Vila Nova. A informação foi confirmada à RDP África pela assessoria de imprensa do Ministério da Defesa e Ordem Interna, que indica que a nova data será anunciada oportunamente.
O encontro estava inicialmente marcado para esta sexta-feira, 19 de dezembro, às 10 horas locais, e tinha como um dos principais pontos da agenda a eventual exoneração de chefias militares acusadas de tortura e da morte de quatro homens no Quartel das Forças Armadas, ocorrida a 25 de novembro de 2022, na sequência de uma alegada tentativa de golpe de Estado.
Na reunião, os membros do Conselho Superior de Defesa Nacional iriam ainda pronunciar-se sobre outros dossiês, entre os quais a proposta de nomeação de um novo Chefe de Estado-Maior das Forças Armadas são-tomenses.
Até ao momento, não foi avançada qualquer justificação oficial para o adiamento, nem uma nova data para a realização do encontro.