O MPLA, partido no poder em Angola, vai fazer ligeiras alterações na composição do seu bureau político, órgão de primeira instância, no Congresso Extraordinário do Partido que termina hoje em Luanda. A expectativa do dia está ainda em torno de se conhecer os ajustes feitos aos estatutos. Congresso do MPLA encerra hoje com ajustes feitos aos estatutos e o balanço dos quase cinquenta anos no poder em Angola.
São pelo menos 14 artigos dos estatutos do MPLA que deverão sofrer alterações, já aprovadas pelo Comité Central, submetidas ao Congresso Extraordinário, e hoje é o dia de se conhecer a decisão dos delegados que já analisaram o documento.
“Fizemos a conformação de todos os artigos que o Comité Central apresentou aqui aos congressistas, fizemos os alinhamentos necessários e, naturalmente, vamos regressar para a aprovação final do nosso relatório, do nosso grupo de trabalho, para ser submetido à plenária”.
Questões muito relevantes serão alteradas?
“Bom, a conformação. O MPLA é um partido que está em constante dinâmica e transformação, adapta sempre as várias condições políticas, económicas e sociais que ocorrem no país ou no mundo, e achou este momento pontual para fazer algum ajustamento. E são um total de 14 ou 15 artigos que vamos fazer algumas alterações, mas pontuais, que naturalmente visam preparar o partido para os desafios do presente e do futuro”.
O delegado Manoel de Carvalho que integrou a comissão que debateu os ajustes aos estatutos do MPLA.
O porta-voz do Congresso e Secretário para Informação do Partido, Esteves Hilário, sublinha a forma como decorreu o debate na Comissão.
“Debates muito intensos, as pessoas discutiram, apresentaram os seus pontos de vista. Das propostas que foram apresentadas pela direção central do partido, apenas uma não foi acolhida pela subcomissão que trabalhou na especialidade”.
O encerramento do Congresso acontece hoje, numa sessão que foi remarcada para o final da manhã.
“Ao contrário do que estava previsto no programa, tanto a sessão de encerramento vai ser antecipada, porque em seguida, no período da tarde, temos uma reunião extraordinária do comité central do partido”.
Esteves Hilário, porta-voz do 8º Congresso Extraordinário do MPLA, onde vamos nesta terça-feira saber que ajustes relevantes foram feitos aos estatutos do partido que governa Angola.
José Silva – Correspondente RDP África