Está ser feita produção de prova no julgamento dos generais Kopelipa e Dino, antigos quadros da presidência angolana durante a governação do Presidente José Eduardo dos Santos.
Desde semana passada que estão a ser ouvidas apenas testemunhas arroladas pelo Ministério Público como realça o advogado Benja Satula:
Reprodutor de áudio
Um dos declarantes citados no processo é o antigo Presidente da Sonangol Manuel Vicente. O advogado de defesa, Benja Satula, garante que não é certo que venha a depor presencialmente durante as sessões do julgamento que decorrem no tribunal supremo, em Luanda:
Reprodutor de áudio
Os generais Kopelipa e Dino, as empresas Utter Right e Plansmart International, o gestor chinês Yiu Hai Ming e a representação do Fundo Internacional da China em Angola estão acusados, entre outros crimes, de peculato, associação criminosa e burla por defraudação.
A acusação alega que os arguidos orquestraram um esquema para lesar o Estado angolano em milhares de dólares durante a execução do programa de reconstrução do país, após o fim da guerra civil em 2002.
António Silva Santos – Jornalista RDP-ÁFRICA