O governo angolano continua a envidar esforços para atrair investimentos para a melhoria da cadeia produtiva do setor. A posição foi reiterada em Luanda esta terça-feira pelo Secretário de Estado para os Recursos Minerais, Jânio Correia Victor.
Já decorrem os eventos que marcam o Dia do Mineiro em Angola, que se assinala a 27 de abril. Entre as ações destaca para as Jornadas Técnicas e Científicas que começaram nesta terça-feira em Luanda.
Durante a cerimónia de abertura, o Secretário de Estado para os Recursos Minerais falou sobre o empenho para que haja mais investimentos no setor.
“O foco está no investimento, está na atração de investimento para as múltiplas cadeias de valor do setor mineiro. O setor mineiro depende muito daquilo que existe em termos de geologia, que ocorre minerais no nosso solo e subsolo e, em face disso, nós temos uma série de fileiras e essas fileiras são aquelas que nós utilizamos para a produção mineral, tanto a montante como à jusante. Um dos grandes desafios do nosso executivo foi que nós relançássemos a nossa indústria mineira no ano de 2017 e foi com base nessas orientações que nós fizemos todo o esforço para trazer para o nosso país as grandes empresas mineradoras”.
Jânio Correia Victor prometeu ainda que o Governo continuará a apostar nas políticas que visam a melhoria das condições sociais dos trabalhadores mineiros no país.
“Fazer com que o trabalhador mineiro tenha cada vez melhores condições, melhores condições sociais, tem a ver com o desempenho da nossa economia também, mas é claro que este é um setor de base, um setor primário e nós temos estado a fazer com que os nossos trabalhadores tenham cada vez melhores condições sociais”.
Secretário de Estado Angolano para os Recursos Minerais, Jânio Correia Victor, quando falava na sequência das Jornadas Cumulativas do Dia do Trabalhador Mineiro, que se assinala a 27 de abril.
José Silva – Correspondente RDP África em Luanda