Imagem de Angola: UNITA analisa situação económica e social em Cabinda
Liberty Chiyaka, líder do Grupo Parlamentar da UNITA. Foto: Grupo Parlamentar da UNITA

Angola: UNITA analisa situação económica e social em Cabinda

Imagem de Angola: UNITA analisa situação económica e social em Cabinda

Angola: UNITA analisa situação económica e social em Cabinda

Os deputados da UNITA vão a partir desta quarta-feira aprofundar o conhecimento da realidade económica e social em todos os municípios da província de Cabinda. O maior partido da oposição angolana vai realizar durante cinco dias no enclave as suas décimas segundas jornadas parlamentares. A UNITA defende uma “paz democrática”, cujos termos devem ser discutidos em sede do parlamento, para a região de Cabinda, a província do norte de Angola que vive uma guerrilha conduzida pela FLEC.

A UNITA mobilizou para a província de Cabinda os seus deputados para as jornadas que começam nesta quarta-feira e vão decorrer até domingo, com o lema “Grupo Parlamentar da UNITA pela Autonomia Local ao Serviço do Cidadão”.

Durante a apresentação destas jornadas, o líder parlamentar do partido, Liberty Chiyaka, disse que o que se pretende é debater os problemas de Cabinda. 

“Vamos analisar com as lideranças locais a tese segundo a qual os problemas políticos, económicos e sociais vividos pelo povo Mbinda podem ser equacionados e discutidos pelo Parlamento no quadro da concretização do poder local. Vamos discutir as formas de concretização da autarquia supramunicipal de Cabinda, província de Cabinda, que o nosso projeto de lei consagra como pessoa coletiva de direito público de âmbito territorial, portanto, provincial, livremente instituída por todas as autarquias municipais de Cabinda”. 

Liberty Chiyaka avançou também que durante as jornadas os deputados vão reunir com organizações locais da sociedade civil.

Iniciativas políticas tendentes a incentivar a participação democrática dos cidadãos e da cidade civil para se garantir o sucesso do processo de concretização das autarquias locais nos termos da Constituição”.

Presidente da bancada parlamentar da UNITA, Liberty Chiyaka, e as décimas segundas jornadas parlamentares do seu partido que começam nesta quarta-feira em Cabinda.

José Silva – Jornalista RDP ÁFRICA

Reprodutor de áudio