Imagem de Arranca 11ª edição do Atlantic Music Expo em Cabo Verde
Augusto Veiga,, ministro da Cultura e das Indústrias Criativas na abertura da Atlantic Music Expo.

Arranca 11ª edição do Atlantic Music Expo em Cabo Verde

Imagem de Arranca 11ª edição do Atlantic Music Expo em Cabo Verde

Arranca 11ª edição do Atlantic Music Expo em Cabo Verde

Mais do que uma feira para negócios no sector da Cultura, o Atlantic Music Expo é um fator que alavanca a economia do país. Este é um dos sublinhados do ministro da Cultura e das Indústrias criativas durante a abertura oficial da 11ª edição do AME. 

Há 11 anos que artistas e profissionais do continente africano e do Atlântico reúnem-se na capital cabo-verdiana para refletir sobre os desafios que a indústria da música enfrenta, estabelecer parcerias e fazer negócios na área cultural.

No início de mais uma feira, a ambição é transformá-la numa plataforma económica e cultural, conforme explica o diretor-geral do evento, Benito Lopes.

“Estamos a conseguir pôr aqui pessoas de todo o mundo. Para ano é que conseguimos também transformar o AME num ponto económico e cultural do país”.

O percurso do AME é positivo, reconhece o vereador da cultura da Câmara Municipal da Praia. Jorge Garcia chama, no entanto, a atenção para alguns desafios, a começar pela sustentabilidade da feira.

“Pelo caminho já procurado, hoje é questionar aspetos gerentes à sustentabilidade do evento e debruçar sobre a possibilidade de procurar as demais ilhas”.

 

Já o ministro da Cultura lembrou que o governo assinou um contrato de financiamento do AME por 5 anos, uma decisão que se justifica, sublinha Augusto Veiga, pelo potencial económico da Feira da Música do Atlântico.

“Os valores que foram movimentados na semana do AME e do Kriol Jazz, o ano passado, foram excepcionais e nem sequer nós conseguimos saber dos números todos. Por isso há uma grande aposta do governo numa área que realmente une todos os cabo-verdianos”.

Depois dos discursos, a música evadiu o palco do Auditório Nacional com um desfile de talentos, de sons de Cabo Verde e do mundo.

Carlos Santos – Correspondente RDP África

Reprodutor de áudio