Do montante total anunciado pelo representante do Banco Africano de Desenvolvimento, 15 milhões de dólares serão canalizados para apoio direto ao Orçamento Geral do Estado de são-tomense para 2025.
“A nossa perspetiva é de trabalhar, inclusive com parceiros como o Governo da Nigéria, para entregar um pacote de dimensões significativas, estou a falar de um pacote de 15 milhões de dólares em donativos, diretamente no Orçamento Geral do Estado, dizemos para apoiar a implementação do orçamento e o cumprimento das metas concordadas com o Fundo Monetário Internacional no curso deste ano”.
Pietro Toigo anunciou que os restantes 24 milhões de dólares serão investidos no projeto de transição energética e que a Ilha do Príncipe irá absorver a maior fatia na construção de um parque solar e uma mini-hídrica no rio Papagaio.
“Em dois anos, se tudo corre como deve correr, potencialmente a matriz energética do Príncipe poderia ser completamente revolucionária”.
A modernização dos serviços da empresa de água e eletricidade também está incluída no pacote do financiamento do BAD. O representante desta instituição considera que sem a transição energética não haverá progresso económico em São Tomé e Príncipe.
Óscar Medeiros – Correspondente RDP África em São Tomé e Príncipe