Formou-se um sistema de baixas pressões no Canal de Moçambique e com potencial para evoluir para uma tempestade tropical moderada a partir de amanhã, 4ª feira. O alerta é do Instituto Nacional de Meteorologia de Moçambique (INAM).
O fenómeno está já a influenciar na ocorrência de chuvas e trovoadas em várias regiões de Moçambique, diz o meteorologista.
“Mas para já o sistema vai atingir os estágios de tempestade tropical, que esse sistema de tempestade tropical vai continuar a influenciar com chuvas, isso na zona sul, chuvas fracas já moderadas localmente, forte, sendo muito forte ao longo da faixa costeira da província de Inhambane. Em relação à zona centro também vai contribuir chuvas fracas já moderadas, localmente fortes, principalmente nas províncias de Zambézia e Tete”.
Pedro Mutumane diz que o sistema vai gradualmente evoluir e atingir o estágio de tempestade tropical severa.
“No final do dia de amanhã e depois de amanhã poderá atingir o estágio de tempestade tropical severa, é daí que nós vamos monitorar e havendo qualquer evolução de sistemas o INAM vai se devolver e nesse momento, e no momento que vai atingir essas categorias de tempestade tropical já não estará mais o próximo na parte de Moçambique e vai atuar mais para a parte de Madagáscar”.
O Instituto Nacional de Meteorologia de Moçambique alerta que o fenómeno pode provocar inundações em áreas baixas, deslizamento de terras em zonas montanhosas e interrupções no fornecimento de energia elétrica devido à intensidade dos ventos.
Orfeu de Sá Lisboa – Correspondente RDP África em Maputo