Já estão confirmadas as datas para a visita do Presidente norte-americano a Angola, anunciou hoje a Casa Branca. Joe Biden vai estar em Luanda de 13 a 15 de outubro para reforçar parcerias económicas e assinalar a criação da primeira rede ferroviária transcontinental de acesso livre em África.
Agora já é oficial. Joe Biden vai estar em Luanda de 13 a 15 de outubro para a primeira visita de um Presidente norte-americano a Angola. A confirmação foi feita pela secretária de Imprensa da Casa Branca, Carino Jean-Pierre. Biden desloca-se a Luanda, onde reunirá com seu homólogo angolano, João Lourenço, onde vão discutir uma maior colaboração das prioridades partilhadas, incluindo o reforço das parcerias económicas que mantêm as empresas competitivas e protegem os trabalhadores, disse a responsável norte-americana.
A visita, também já confirmada pela presidência angolana, responde a um convite formulado pelo presidente angolano quando foi recebido na Casa Branca em novembro do ano passado.
Entre os temas que devem marcar a agenda dos dois chefes de Estado, o Corredor do Lubito é um deles. O seu pleno desenvolvimento e expansão será uma das grandes prioridades nas conversações entre as delegações presidenciais de Angola e Estados Unidos da América. Prevê-se, igualmente, a abordagem da necessidade de reforço da segurança climática, a transição para energias limpas ou transição energética, bem como a paz e segurança internacionais.
Uma visita anunciada que já teve a reação do presidente angolano, João Lourenço.
“Isso é muito bom para o nosso país e, portanto, a partir de agora, vamos começar a preparar convenientemente a receção de tão alta entidade.”
Chefe de Estado angolano, João Lourenço, e a primeira reação após a confirmação pela Casa Branca da visita do presidente norte-americano, Joe Biden, a Angola.
José Silva – Correspondente RDP África