Os Bispos da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé-CEAST denunciam discursos políticos que mantêm o país refém do passado inglório e alertam para o crescente número de pobres em Angola. Os Bispos apontaram elevados níveis de desigualdade económica, crianças fora do sistema de ensino e o desemprego, como questões preocupantes em Angola. A posição foi manifestada pelo presidente da CEAST, Dom José Manuel Imbamba, durante a abertura da primeira plenária anual dos bispos, que decorre em Luanda.
Temas da vida religiosa, econômica, política e social dominam as discussões dos bispos da CEAST, que estarão reunidos até sexta-feira em Luanda.
Sobre a vida dos cidadãos, os bispos apontaram os elevados níveis de desigualdade econômica às crianças fora do sistema de ensino e desemprego como inquietações.
O presidente da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé, José Manuel Imbamba, fez referência também aos escândalos financeiros das instituições públicas que revelam grave crise da ética e do patriotismo.
Para a mudança do quadro que considera sombrio, Dom Imbamba disse ser necessário um trabalho conjunto baseado no diálogo permanente.
O bispo aproveitou a ocasião para felicitar o chefe de Estado angolano, João Lourenço, pela sua eleição na presidência da União Africana.
“Sublinho a abertura das atividades celebrativas dos 50 anos de independência de Angola e a eleição de Angola na pessoa do nosso chefe de Estado, sua Excelência, Sr. Presidente da República, João Manuel Gonçalves Lourenço, ao mais alto cargo de liderança rotativa da União Africana”.
E numa altura que o mundo reza pela saúde do líder da Igreja Católica, o Presidente da CEAST pediu união dos fiéis na oração para a melhoria do Papa.
“Unamo-nos nesta hora a todos os irmãos do mundo inteiro em oração pela saúde do nosso querido Papa Francisco para que, quanto antes, regresse à sua árdua e esperançosa missão de Pastor Universal da Igreja”.
Dom José Manuel Imbamba, presidente da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé, que falava durante a primeira plenária anual dos bispos que decorre em Luanda.
José Silva-Correspondente RDP África