As autoridades sanitárias na Boa Vista suspeitam que a ilha cabo-verdiana possa estar a registar mais um surto de peste suína africana. Nas últimas semana dezenas de porcos já morreram.
Não é a primeira vez que a ilha da Boa Vista é afetada pela peste suína africana.
A doença foi detetada em 2015 e na altura morreram centenas de porcos. Ainda não há uma confirmação científica, mas segundo o delegado do Ministério do Ambiente e Agricultura, Xistobatista, tudo indica que a doença está de volta.
“Constatamos que tem havido mortes de porcos nas pocilgas e, segundo veterinário da delegação há fortes suspeitas de um surto de peste de suína na Boa Vista”.
O responsável é a crítica à autarquia por estar a atrasar a construção de uma nova pocilga municipal quando se sabe que a atual não oferece as mínimas condições higiênicas e sanitárias para a criação de porcos.
Já o vereador para a Pecuária e Saúde Pública, João Mendes, assegura que a Câmara Municipal da Boa Vista está a acompanhar de perto o evoluir da situação e que em breve irá avançar com um plano no sentido de conter a propagação da doença.
“Reunimo-nos com a delegacia de saúde, com o Ministério do Ambiente, Polícia Nacional, para juntos elaborarmos um plano para identificar os casos e depois propor uma solução”.
Entretanto, o Ministério do Ambiente e a Agricultura pede cautela à população no consumo de carne de porco e garante que vão ser tomadas medidas para que o surto de peste suína não se alaste para outras regiões da ilha e do país.
Carlos Santos – Correspondente RDP África