O Grupo Parlamentar do Movimento para a Democracia está demissionário. O alinhamento do Governo com as celebrações do centenário do nascimento de Amílcar Cabral está na base da decisão.
A informação avançada pelo Jornal online O País foi confirmada pela RDP-África. De acordo com a publicação próxima do partido do Governo, a direção do grupo parlamentar do MPD justifica o pedido de demissão em bloco com o facto de o executivo, liderado por Ulisses Correia e Silva, estar a participar nas celebrações do Centenário de Amílcar Cabral, um gesto que a direção do grupo considera uma falha de articulação e um desrespeito à bancada parlamentar dirigida por Paulo Veiga.
No documento citado pelo Jorna lO País, o grupo parlamentar lembra que já havia manifestado a sua posição, no ano passado, ao chumbar uma resolução proposta pelo PAICV, uma iniciativa que tinha como objetivo envolver as instituições da República nas comemorações do Centenário de Amílcar Cabral, o principal arquiteto da independência de Cabo Verde.
A direção do grupo parlamentar fala em ausência de comunicação e de coordenação e dá como exemplo a emissão pelos Correios de Cabo Verde do selo 100 anos Amílcar.
Ainda esta semana deverá ser realizada uma jornada parlamentar extraordinária para se discutir os próximos passos, nomeadamente a concretização da saída da atual direção parlamentar.
Carlos Santos correspondente RDP África na Praia