A cidade da Praia passa a contar com um espaço dedicado à diáspora. Trata-se de uma infraestrutura criada para aproximar o Estado cabo-verdiano das comunidades emigradas.
O Espaço Diáspora, uma iniciativa do Ministério das Comunidades, é um local de acolhimento destinado a facilitar serviços, promover o encontro e reforçar a ligação entre Cabo Verde e a sua diáspora.
Segundo o diretor-geral das Comunidades, Martinho Ramos, o objetivo é reforçar o sentimento de proximidade e pertença, fazendo do espaço um elo direto entre os emigrantes e as instituições públicas.
Na cerimónia de inauguração, o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, enquadrou a iniciativa no compromisso do Governo de colocar a diáspora no centro das políticas públicas.
O chefe do Governo destacou ainda um conjunto de medidas dirigidas à diáspora, como o Estatuto do Investidor, os incentivos fiscais previstos no Orçamento do Estado para 2026, a revisão da Lei da Nacionalidade até à quarta geração e o reforço da pensão de solidariedade para idosos emigrados.
Carlos Santos – Correspondente RDP África