As comemorações dos 50 anos da independência de Cabo Verde arrancam hoje, oficialmente, na cidade do Mindelo, na ilha de São Vicente.
A programação, que se estende até ao final do ano, inclui conferências, exposições, espetáculos culturais, publicações, intercâmbios com a Diáspora, concursos e homenagens.
As comemorações têm como bandeira “Cabo Verde, Nosso Orgulho, Nosso Futuro”.
Entretanto, desde ontem está patente ao público uma exposição comemorativa do 25 de Abril no Centro Cultural do Mindelo.
A mostra visa mostrar de que forma a Revolução dos Cravos contribuiu para a independência de Cabo Verde, explica o secretário executivo da Comissão Organizadora das Comemorações do 50.º aniversário da independência nacional, António Lopes da Silva:
Reprodutor de áudioA exposição dedicada ao 25 de abril está dividida em cinco partes:
Reprodutor de áudioA cerimónia oficial, que assinala o início das comemorações dos 50 anos da independência de Cabo Verde, acontece esta tarde no centro nacional de Artesanato e Design do Mindelo.
Estão previstas intervenções do presidente da Câmara Municipal de São Vicente, Augusto Neves, do Embaixador de Portugal em Cabo Verde, João Luís Queirós, e do Chefe do Governo, Ulisses Correia e Silva.
Depois dos discursos haverá um Concerto musical, na Rua de Lisboa.
Carlos Santos – Correspondente RDP África