Decorre na capital angolana a quarta edição do DOC LUANDA, um evento internacional direcionado para o cinema documental, inédito em Angola.
O festival começou esta quinta-feira e vai decorrer até ao dia dezasseis de outubro, com exibição de filmes e workshops técnicos sobre cinema.
Doc Luanda, Festival Internacional de Cinema Documental, decorre com diversas atividades, e com filmes angolanos e de realizadores ou filmes de países como Colômbia, Portugal, Brasil, Moçambique e Cabo Verde.
Com sessões a decorrerem no Camões – Centro Cultural Português -, e em salas de centros comerciais ou shoppings de Luanda, a quarta edição do DOC Luanda será ainda marcada com emissões de rádio.
De acordo com os promotores, o festival tem como um fundo pedagógico e pretende ser um incentivo ao intercâmbio cultural e estabelecer uma visão contemporânea do mundo e de Angola através do cinema.
“O festival tem a sua base desde a primeira edição com o parceiro Camões Centro Cultural e ao longo destas últimas edições nós fomos encontrando outros passos e fomos saindo exatamente porque o festival tem crescido, felizmente tem crescido e este ano temos as competições internacionais, nacionais e sessões especiais como sempre. As sessões especiais este ano são dedicadas a filmes que retratam exatamente as lutas da independência”.
Jorge António, coordenador do DOC Luanda, que para além da exibição de filmes vai trazer outros atrativos tal como aconteceu nas edições anteriores.
“Mantém sempre as coisas que nós oferecemos: a feira do livro com livros a baixo preço para os jovens, ainda existe lá um cantinho com DVD. Os debates, obviamente mantemos sempre os debates que é uma parte interessante. Maria do Carmo infelizmente à última hora não pôde viajar e nós tentamos tecnicamente fazer com que ela esteja em Zoom”.
Cineasta angolano Jorge António, coordenador da quarta edição do DOC Luanda, o festival internacional de cinema documental que decorre na capital angolana.
José Silva – Correspondente RDP África em Luanda