A Missão de Observação Eleitoral da CPLP (MOE-CPLP) às eleições em Moçambique, marcadas para 9 de outubro, vai ser liderada pelo ex-ministro dos Negócios Estrangeiros português João Cravinho, disse à agência de notícias Lusa o secretário executivo da organização.
Segundo Zacarias da Costa referiu que a escolha do ex-ministro dos Negócios Estrangeiros e da Defesa para chefiar esta missão tem a ver com o facto de Portugal “até agora não ter liderado muitas missões de observação eleitoral” da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), mas também porque João Gomes Cravinho “tem o perfil certo” para a missão naquele país africano de língua portuguesa.
A Missão de Observação MOE-CPLP, composta por cerca de 20 pessoas, incluindo representantes dos parlamentos dos nove Estados-membros da organização, vai estar em Maputo entre os dias 5 e 12 de outubro, sendo precedida por uma equipa avançada do secretariado executivo, que estará no terreno no dia 2 do mesmo mês, adiantou o secretário executivo.
As eleições presidenciais em Moçambique vão decorrer em simultâneo com as legislativas, dos governadores provinciais e dos membros das assembleias provinciais.
João Costa Dias – Jornalista RDP África