Imagem de Economia angolana cresceu 4,4 por cento em 2024, diz Banco Central
Foto: https://rna.ao/

Economia angolana cresceu 4,4 por cento em 2024, diz Banco Central

Imagem de Economia angolana cresceu 4,4 por cento em 2024, diz Banco Central

Economia angolana cresceu 4,4 por cento em 2024, diz Banco Central

A economia angolana cresceu 4,4 por cento em 2024, uma taxa acima do crescimento populacional, que é de 3 por cento, segundo dados do Banco Nacional de Angola. O Banco Nacional de Angola prevê para este ano uma taxa de inflação de 17,5%, esperando melhorias da oferta de bens e serviços e adequação das condições monetárias à atividade económica. Esta terça-feira esteve reunido em Luanda o comité de política monetária do banco central angolano.

Durante a reunião, o Banco Nacional de Angola apontou uma previsão para este ano uma taxa de inflação de 17,5%, esperando melhorias da oferta de bens e serviços e adequação das condições monetárias da atividade económica.

No geral, a taxa de inflação em 2024 fixou-se nos 27,5%, com os preços de bens e serviços a manterem-se num patamar elevado, apesar do abrandamento da inflação mensal.

“As taxas de inflação mensal em dezembro foi de 1,7%, face aos 1,61% registrados em novembro. A inflação acumulada em 2024 situou-se em 27,5%”. 

Governador do Banco Central Angolano, Manuel Tiago Dias, que apresentou os fatores que estiveram na base da inflação ao longo do ano passado.

“Deveu-se a vários fatores com impactos diretos e indiretos, designadamente, ajuste dos preços dos transportes públicos urbanos e do táxi coletivo de passageiros em 233,3% respetivamente. Ajustamento do preço do gasóleo em 48,15%”.

Tiago Dias também apontou um crescimento da economia angolana na ordem de 4,4% em 2024.

“Em termos acumulados, até o terceiro trimestre, a economia, de acordo com o Instituto Nacional de Estatística, cresceu 4,7%. As nossas estimativas apontam para um crescimento da economia angolana na ordem de 4,4% em 2024″, disse Manuel Tiago Dias, governador do Banco Nacional de Angola (BNA), quando falava aos jornalistas no final da reunião do Comité de Política Monetária.

José Silva – Correspondente RDP África

Reprodutor de áudio