O serviço angolano, Guiché Único da Empresa, lança esta terça-feira uma campanha que visa sensibilizar e incentivar os pequenos empreendedores a criarem e a legalizarem os seus negócios. A meta é atingir até ao final do ano mais de quinze mil pequenos e médios empreendedores.
Há mais de 10 anos, o Governo Angolano criou o Guiché Único de Empresa, um serviço público especializado com o propósito de centralizar num único ambiente todos os procedimentos relacionados com abertura, alteração e encerramento de empresas.
Inicialmente, o processo era realizado de forma presencial e num segundo momento passou a ocorrer online, ou seja, pelos canais virtuais, facilitando a vida dos empreendedores ao reduzir etapas e eliminar a necessidade de deslocações a múltiplos serviços públicos.
E com vista a dar maior dinâmica e eficiência ao processo de abertura de empresas, esta terça-feira serão apresentados em conferência de imprensa, em Luanda, os serviços do Guiché Único de Empresa, com especial destaque para a Plataforma Online de Formalização de Empresas, uma ferramenta moderna que visa dinamizar o tecido empresarial nacional e internacional, promovendo a criação e legalização de novas empresas de forma simples, rápida e digital.
O momento servirá ainda para o lançamento de uma campanha de comunicação nacional destinada a sensibilizar e incentivar os pequenos empreendedores a criarem e a legalizarem os seus negócios.
A meta desta campanha é a de formalizar mais de 15 mil pequenos e médios empreendedores até o final do ano, contribuindo assim de forma significante para a inclusão econômica e o crescimento sustentável do setor privado em Angola.