O grupo Cruzeiros do Norte é o novo campeão do carnaval da ilha de São Vicente, em Cabo Verde. Uma festa que todos os anos arrasta milhares de cabo-verdianos residentes e emigrantes, bem como turistas, para as ruas da cidade do Mindelo.
Desde 2020 que Cruzeiros do Norte persegue o título de campeão detido até ontem pelo rival e tricampeão Monte Sossego.
Cerca de 1200 foliões deram vida ao enredo “Farol do Atlântico, brilhante de mil luzes”. O presidente do grupo Jailson Juff, não escondeu a sua emoção. Este é um prémio que nós dois já que nós merecemos desde o ano passado.
“Este é um prémio que merecíamos desde o ano passado, nos forçamos muito mais desta vez e conseguimos chegar ao título de campeão de São Vicente. Campeão do Carnaval de São Vicente”.
A vitória no desfile desta terça-feira representa, segundo Jailson Juff, o fecho de um ciclo na história do Cruzeiros do Norte.
“Vamos ter que repensar se não tiver ficado cedo. Temos que repensar a nossa participação nos próximos desfiles, tem que haver outras condições. Somos o grupo com menos recursos financeiros e ainda assim conseguimos ganhar o Carnaval. Não é fácil. Ganhar o Carnaval não é fácil”.
Para além do título de campeão, o grupo Cruzeiros do Norte arrebatou os prémios nas categorias de Música, Bateria, Carro Alegórico, Carnavalesco e Primeira Dama.
Carlos Santos – Correspondente RDP África