A Liga Guineense dos Direitos Humanos (LGDH) diz estar a acompanhar com profunda preocupação as informações credíveis que indicam sérias ameaças contra a vida e integridade física de Luís Vaz Martins, advogado, comentador político e antigo presidente da organização.
Segundo as informações que a LGDH teve acesso, as referidas ameaças graves surgiram na sequência dos seus últimos comentários proferidos no dia 07 de dezembro de 2024, num debate radiofónico semanal denominado “Debate Nacional” da Rádio capital FM, onde denunciou as teias de corrupção e criminalidade organizada, no país, que envolvem as atuais autoridades nacionais.
“A LGDH condena vigorosamente todas as ameaças contra a vida e integridade física de Dr. Luís Vaz Martins, assegurando desde já, que não hesitará em responsabilizar diretamente os autores morais e materiais destes atos cobardes e totalmente inaceitáveis. A liberdade de expressão para além de ser um direito fundamental, constitucionalmente assegurado à todos os cidadãos, constitui um dos alicerces da democracia e do Estado de direito”, afirma a Liga Guineense dos Direitos Humanos em nota a que a RDP África teve acesso e publicada na sua página do Facebook da organização.
Fátima Camará – Correspondente RDP África em Bissau