A primeira edição do The Vertical Congress juntou em Luanda especialistas de vários setores para analisar os desafios da digitalização.
Presente no evento esteve a diretora-geral adjunta do Instituto de Modernização Administrativa do Estado Angolano (IMA), Anuarite Kassongo, que apresentou dados sobre os utilizadores de internet em Angola.
De acordo com “os últimos dados de 2024, temos uma taxa de penetração de internet de 39%, o que pressupõe dizer que cerca de 60% da nossa população está excluída. Estes números apontam para um desafio que nós temos de promover cada vez mais o acesso à internet, promover cada vez mais a inclusão digital da nossa população, porque na sociedade moderna em que nos encontramos torna-se cada vez mais necessário o uso das tecnologias de informação para a disponibilização dos serviços públicos”.
E também foi abordada a questão da segurança dos dados na administração pública, tendo em conta que Angola é um dos países da região Austral de África que mais sofre ataques cibernéticos.
A gestora do IMA deu garantias que os projetos elaborados estão todos focados na questão da segurança.
“Podemos aqui garantir que teremos os sistemas de administração pública muito mais seguros, com mecanismos de segurança implementados, porque isso está contemplado tanto na agenda de transição digital como no projeto de aceleração digital”.
Anuarite Kassongo, a diretora-geral adjunta do Instituto de Modernização Administrativa do Estado Angolano (IMA) e os desafios da digitalização dos serviços públicos.
José Silva – Correspondente RDP África