PROGRAMAÇÃO já tocou
12:33 Consultório Juridico - Semanal
Imagem de Maputo sem cólera, mas chuvas causam mais malária
Foto: Saude Sabe Tene

Maputo sem cólera, mas chuvas causam mais malária

Imagem de Maputo sem cólera, mas chuvas causam mais malária

Maputo sem cólera, mas chuvas causam mais malária

A cidade de Maputo ainda não registou qualquer caso de cólera, apesar do número crescente de doenças intestinais. A situação está ainda controlada, segundo as autoridades de saúde ao nível do Conselho Municipal da capital moçambicana.

Diz a vereadora de pelouro de Saúde e Qualidade de vida no Conselho Municipal que a cidade de Maputo está a registar casos de diarreias, mas não foi confirmado qualquer caso de cólera.

“A cidade de Maputo, neste momento, não tem casos de cólera, felizmente. Temos registado casos de diarreia e, nas últimas semanas, por causa da chuva, estamos com uma tendência de aumento de cerca de 3% em termos de casos de diarreia, se fizermos uma comparação com o igual período da semana anterior”.

Quanto à malária, a situação é preocupante, admite Alice de Abreu.

“Este aumento de casos de malária acontece principalmente a nível do distrito municipal Ka-Mavota e, como cidade de Maputo e de forma organizada junto ao Ministério da Saúde, prevemos nas próximas semanas iniciar o processo de pulverização naqueles bairros onde o número de casos de malária é elevado, que são os bairros das Mahotas, Hulene A e B.

Dados mais recentes dão conta da morte de 45 pessoas por cólera entre os meses de outubro de 2024 e março deste ano em alguns distritos das províncias de Nampula e Zambézia, no centro e norte de Moçambique.

Orfeu de Sá Lisboa – Correspondente RDP África em Maputo

Reprodutor de áudio