A ministra angolana das Finanças defende a necessidade de construção de um ambiente de confiança no mercado de capitais para alavancar o investimento internacional. Vera Daves de Sousa falava esta segunda-feira em Luanda durante a abertura da Semana Mundial do Investidor.
O evento promovido pela Comissão do Mercado de Capitais em parceria com a Organização Internacional de Valores Mobiliários procura trazer melhor compreensão e literacia sobre o mercado de capitais.
Convidada a intervir na abertura, a ministra das Finanças disse ser fundamental a construção de um ambiente de confiança no mercado de capitais para alavancar o investimento internacional em Angola.
“Temos que trabalhar o sistema de confiança e cada um tem responsabilidades que deve assumir responsabilidades nesse domínio para que possamos ter um mercado de capitais mais profundo, mais líquido, mais dinâmico, mais vibrante, em que não seja necessário os recursos irem dar a volta ao mundo para depois voltarem a entrar. Naquilo que é a nossa estratégia, visão e responsabilidade, vamos trabalhar para essa construção de confiança, porque, a partir do momento que os nossos parceiros internacionais sentirem que nós confiamos em nós próprios e no nosso país eles veem por contágio. Mas temos que trabalhar para que isso aconteça”.
Vera Daves realçou ainda que o mercado precisa se posicionar para que o governo responda eficazmente às suas questões.
“É necessário que a sociedade aprofunda o debate sobre o tema para que juntos construamos uma visão consensual e de mercado em torno do assunto, para que depois essa visão de mercado sobre o assunto possa servir como plataforma de diálogo com o Executivo”.
Ministra Angolana das Finanças, Vera Daves de Sousa, durante a abertura da Semana Mundial do Investidor, que decorre em Luanda, sob o lema “Educação Financeira na Proteção do Investidor e Literacia Financeira Digital”.
José Silva – Correspondente RDP África