As autoridades de saúde confirmam a eclosão de um surto de sarampo no distrito de Marromeu, na província de Sofala, no centro de Moçambique. Até ao momento, foram já registados 33 casos.
O primeiro caso de sarampo foi diagnosticado em uma criança com 11 meses de vida, no dia 5 de agosto, no posto de saúde de Nensa, no distrito de Marromeu, em Sofala, como confirma a diretora dos serviços de saúde.
“Todos estão no regime ambulatório e acumulando até as últimas 24 horas, 33 casos ambulatórios até ao momento. Estamos também a fazer, no setor de saúde, isolamento de casos confirmados com o objetivo de evitar a propagação do vírus. Também estamos a fazer preparação de uma campanha de bloqueio, de campanha de vacinação, preparada por uma brigada móvel, que acontece normalmente, mas mais intensificada na localidade de Nensa”.
Em entrevista telefónica, Julieta Fernando assegurou que os casos até aqui confirmados não são graves, contundo, está a ser reforçado o trabalho de vigilância epidemiológica.
“Assim sendo, estamos também a fazer a educação, consciencialização das nossas atividades formativas de alerta à população sobre a importância da vacinação contra o sarampo”.
As autoridades de Saúde declararam já surto de sarampo na localidade de Nensa, no distrito de Marromeu, na província de Sofala, no centro de Moçambique.
Orfeu de Sá Lisboa – Correspondente RDP África em Maputo