Tiveram resultado negativo os dois casos suspeitos de Mpox, registados na cidade da Beira, província de Sofala no centro de Moçambique. Anúncio feito pelo médico-chefe provincial, que assegurou, contudo, que foram criados dois centros de isolamento para casos suspeitos.
Os casos suspeitos foram detetados no Centro de Saúde da Cerâmica, arredores da cidade da Beira, e deram negativo para a Mpox.
“Nesta altura nós já enviamos duas amostras em que nenhuma delas revelou ser positiva para esta doença, mas que o nosso dia-a-dia é procurar estarmos atrás de todas as pessoas que aparecem na nossa unidade sanitária com uma situação semelhante a esta. Então, estamos em alerta, aproveitamos chamar a atenção da comunidade para não parar de procurar os serviços de saúde quando aparecem situações semelhantes ao que estão a ouvir”.
Segundo Hassane Abdala, médico-chefe provincial, as autoridades de saúde ao nível de Sofala estão em alerta máximo para lidar com a doença.
“Estamos a falar de um local identificado para eventuais casos a serem isolados numa enfermaria que fica no bairro de Macurungo, mesmo ao lado do Centro de Saúde de Macurungo, como o ponto principal em que nós identificaremos para esses casos. Mas nós temos também uma parte que foi identificada para isolamento dos casos próximo ao Hospital da Mulher 24 de Julho”.
A província de Sofala, assim como Moçambique, no seu todo, não tem até o momento nenhum caso positivo de Mpox.
Orfeu de Sá Lisboa – Correspondente RDP África em Maputo