Imagem de Moçambique: Dívida pública com tendência crescente
Carla Louveira, Ministra das Finanças de Moçambique. Foto: Jornal Notícias

Moçambique: Dívida pública com tendência crescente

Imagem de Moçambique: Dívida pública com tendência crescente

Moçambique: Dívida pública com tendência crescente

A dívida pública de Moçambique tem forte tendência de crescimento e pode comprometer o Orçamento do Estado para o ano económico 2025. O alerta é da ministra das Finanças, Carla Louveira.

 Para a governante, a situação da dívida pública não é das melhores em Moçambique.

Nós estamos, portanto, numa trajetória, portanto, de crescimento da dívida, que poderá colocar, portanto, em questão aquilo que é o orçamento do Estado, pelo que carece, assim, de fazermos uma revisão dessa estratégia, que está plasmada, inclusivamente, na nossa Lei de SISTAFE, portanto, a revisão de tempos em tempos da nossa estratégia da dívida. O que nós estamos a fazer, portanto, no período corrente, é essencialmente o que já está plasmado na estratégia vigente, que é esta estratégia de 2022-2025, que já prevê alguns instrumentos que o Governo tem, portanto, a nível das finanças tem, para se refinanciar”.

Carla Louveira, ministra das Finanças de Moçambique, avança que vai à revisão a estratégia da dívida pública em vigor no período 2022-2025.

“Sendo que todas as novas ações, com vista ao repensar da sustentabilidade da dívida, vai constar dessa estratégia, portanto, que vai vigorar nos próximos 4 anos. Isso será um processo inclusivo, em termos de socialização”.

O estoque da dívida pública moçambicana atingiu, em 2024, cerca de 1 trilião de meticais, uma variação positiva de cerca de 8% em relação a 2023, que foi de 967 mil milhões de meticais.

Orfeu de Sá Lisboa – Correspondente RDP África em Maputo

Reprodutor de áudio