Apesar de continuar a registar-se ataques terroristas em alguns distritos da província de Cabo Delgado, o ministro da Defesa, Cristóvão Chume, considera a situação estável.
Os ataques terroristas registam-se de forma esporádica, admite o ministro moçambicano da Defesa, mas garante que a vida tende a voltar à normalidade na província de Cabo Delgado.
“Cabo Delgado continua ainda estável, não obstante a ocorrência de alguns focos ligados ao terrorismo. Como viram nos últimos dias em Ancuabe e um pouco também em Montepuez, mas continuamos preocupados com tudo o que acontece em Cabo Delgado. Não minimizamos nenhuma informação, não minimizamos também nenhuma ocorrência relacionada com Cabo Delgado”.
Cristóvão Chume garante, por outro lado, que as Forças de Defesa e Segurança trabalham igualmente para acabar com os grupos que têm estado a semear o terror, sobretudo nas províncias de Nampula e Zambézia.
“São bandidos, podem ter outra denominação e esses porque representam um risco à segurança do país, vão ser combatidos pela polícia, vão ser combatidos pelas Forças Armadas e nós não vamos descansar enquanto não forem eliminados. Agora, se são ou não ramificação dos terroristas, eu penso que ainda não chegamos a esse nível de representação da ligação deles com o fenómeno de terrorismo”.
O ministro da Defesa de Moçambique, Cristóvão Chume, falava em Maputo numa audição parlamentar.
Orfeu de Sá Lisboa – Correspondente RDP África em Maputo
Reprodutor de áudio