Imagem de Moçambique vai usar drones para mapear zonas de risco
Foto: oeconomico

Moçambique vai usar drones para mapear zonas de risco

Imagem de Moçambique vai usar drones para mapear zonas de risco

Moçambique vai usar drones para mapear zonas de risco

Moçambique vai recorrer ao uso de drones para melhor identificar as zonas de risco de desastres naturais, assim como tornar célere o apoio às vítimas em casos de necessidades. Para o efeito, o executivo lançou, em Maputo, o Projeto de Desastres Baseado em Drones.

Com este projeto, diz o Ministro das Comunicações e Transformação Digital de Moçambique, Américo Muchanga, espera-se ganhos de vária ordem.

“Os drones oferecem uma capacidade única de obter imagens detalhadas em áreas afetadas de difícil acesso. Com a implementação desta tecnologia, seremos capazes de obter dados precisos e em tempo real sobre as áreas de risco, as zonas inundadas e as possíveis rotas de evacuação. Estas informações permitirão que o Instituto Nacional de Gestão de Desastres possa agir de maneira mais eficiente, diminuindo o tempo de resposta e, consequentemente, os impactos da excesso de inundações”.

A iniciativa conta com o apoio financeiro do Banco Africano de Desenvolvimento, em 1 milhão de dólares, cujo representante, Flávio Soares da Gama, dá nota positiva.

“O Projeto de Desastres Baseado em Drones irá potencializar estas iniciativas, anunciando dados em tempo real e ferramentas de avaliação de risco, que fortalecem a tomada de decisões, melhoram a alocação de recursos”.

O Projeto de Desastres Baseado em Drones inclui igualmente a capacitação de profissionais na operação de drones em outras áreas, como agricultura e controlo de florestas, bem como outras áreas de conservação. 

Orfeu de Sá Lisboa – Correspondente RDP África em Maputo

Reprodutor de áudio