Arranca hoje, em Cabo Verde, a primeira sessão parlamentar do novo ano. O debate com o ministro dos Transportes e Turismo é um dos pontos centrais da agenda e marca o início dos trabalhos parlamentares.
A UCID, terceira força política com assento parlamentar, considera que as soluções apresentadas pelo Governo para o setor dos transportes têm sido reativas, improvisadas e pouco sustentáveis. A posição foi expressa pela deputada Dora Pires.
No mesmo sentido deverá intervir o PAICV durante o debate desta quarta-feira. A vice-presidente da bancada parlamentar, Adélcia Almeida, classifica a situação dos transportes como desastrosa e caótica, com impactos económicos diretos na vida dos cidadãos.
Já o MpD reconhece que, apesar dos recentes constrangimentos na conectividade interilhas, causados por avarias, os problemas estão a ser progressivamente ultrapassados. A deputada Elizabete Évora assegura que o Governo está a trabalhar para estabilizar as operações domésticas.
Para além do debate sobre os transportes, os deputados vão também interpelar o ministro do Mar sobre as políticas do Governo para o setor das pescas. Da agenda consta ainda a aprovação da proposta de lei que cria a Ordem Cabo-verdiana de Economistas e Gestores, bem como o projeto de resolução que aprova o regulamento da Comissão de Ética e Transparência da Assembleia Nacional e o Código de Conduta dos Deputados.
Carlos Santos – Correspondente RDP África