Portugal reafirma apoio a Cabo Verde nos esforços de transição energética. A garantia foi deixada pela secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Ana Isabel Xavier, após visitar o Parque Solar da cidade da Praia. A governante portuguesa mostrou-se impressionada com os avanços do arquipélago em matéria de energias renováveis.
Ana Isabel Xavier integrou a Delegação Oficial Portuguesa nas comemorações do Dia de Portugal de Camões e das Comunidades na capital cabo-verdiana. À margem de uma visita ao Parque Solar, a governante sublinhou que a cooperação entre os dois países vai continuar a privilegiar áreas estratégicas como a energia, o clima e o financiamento sustentável.
“Para Portugal também é muito importante de acompanhar, até porque todos estes projetos têm uma componente muito significativa de apoio da União Europeia através da Global Gateway”.
Sem detalhar a execução do Fundo Climático e Ambiental, Ana Isabel Xavier adiantou ainda assim que Portugal apoia os esforços de Cabo Verde em matéria de resiliência energética.
“Neste momento estamos bilateralmente a discutir todos os aspetos técnicos, sobretudo que ainda devem ser ajustados, mas eu diria que muito rapidamente teremos novidades a esse respeito”.
A Secretaria de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação considera a conversão da dívida pública em investimento climático um modelo de cooperação inovador que poderá inspirar outros países de CPLP.
“Nós consideramos que pode vir a ser um grande caso de sucesso, replicável, também para reforçar a cooperação regional e a relação de Portugal dentro da CPLP com os países CPLP”.
O reforço da diplomacia verde entre os dois países deverá ganhar novos contornos nos próximos meses com a implementação dos acordos rubricados na última cimeira bilateral.
Carlos Santos – correspondente RDP África na Praia