Portugal vai apoiar São Tomé e Príncipe no acesso aos fundos europeus para o parlamento. O Pedido formulado pela Assembleia Nacional do arquipélago foi prontamente acolhido pela sua congénere portuguesa.
Reunidos em São Tomé, delegações dos dois parlamentos discutem o reforço da cooperação em várias áreas. A ocasião serviu também para o secretário-geral da Assembleia Nacional de São Tomé e Príncipe, Domingos Boa Morte, introduzir o pedido perante a homóloga Anabela Ferreira.
“Tenho profunda convicção de que a Vossa Excelência tudo fará junto da União Europeia para que, de facto, a Assembleia Nacional de São Tomé e Príncipe poderá beneficiar do fundo dos parlamentos”.
Sem qualquer incitação, a secretária-geral da Assembleia da República Portuguesa abraçou a solicitação do Parlamento de São Tomé.
“Tudo faremos para que a candidatura que irão apresentar para o Parlamento seja bem-sucedida. Podem contar com o nosso apoio, com a nossa ajuda e juntos devemos conseguir. É preciso ter determinação, é preciso ter convicção e isso eu vi que existe muito aqui. Verifiquei que têm os vossos serviços muito bem organizados, planificados e, sobretudo, sabem o que querem para o futuro”.
A Delegação do Parlamento Português, chefiada por Anabela Ferreira, estará em São Tomé até o próximo fim de semana para o reforço da cooperação institucional nas áreas da Comunicação, Tecnologia e Informação.
Óscar Medeiros – correspondente RDP África no Príncipe