O Presidente da República de Cabo Verde inicia hoje uma digressão pelo Senegal e Guiné-Bissau.
Em Dakar, José Maria Neves será recebido pelo homólogo senegalês antes de seguir para Bissau, onde participará na XV Conferência de Chefes de Estado e de Governo da CPLP.
A agenda inclui encontros diplomáticos, visitas simbólicas e contacto com a diáspora, conforme conta a partir da cidade da Praia o correspondente da RDP-África, Carlos Santos.
Na capital senegalesa, José Maria Neves será recebido pelo homólogo senegalês, Bassirou Diomaye Faye, com quem manterá um encontro de trabalho centrado no reforço das relações políticas, económicas e culturais entre os dois países… A visita, hoje e amanhã, ao Senegal, visa também, segundo uma nota de imprensa, consolidar parcerias estratégicas com impacto positivo na inserção de Cabo Verde na África Ocidental…
A agenda do chefe de Estado cabo-verdiano inclui ainda encontros com a comunidade cabo-verdiana em Dakar e Thiès, bem como visitas simbólicas à Ilha de Gorée e ao Museu das Civilizações Negras — lugares de memória e reflexão sobre a história e a identidade africana.
A segunda etapa da deslocação de José Maria Neves acontece na Guiné-Bissau, para participar na cimeira da CPLP sob o lema “A CPLP e a Soberania Alimentar: Um Caminho para o Desenvolvimento Sustentável”.
O encontro pretende aprofundar estratégias conjuntas de cooperação e promover a segurança alimentar entre os países lusófonos, num contexto de desafios globais crescentes.
José Maria Neves defende uma CPLP mais próxima dos cidadãos, mais cooperante e centrada em soluções concretas para o futuro comum.
Carlos Santos – Jornalista RDP ÁFRICA
Reprodutor de áudio