O chefe de Estado cabo-verdiano é um dos convidados das celebrações do Centenário de Mário Soares, que se assinala no dia 7 do corrente mês. José Maria Neves fará uma comunicação na Cerimónia Evocativa da Vida, da Ação e da Obra do Antigo Presidente da República Portuguesa, na Fundação Calouste Gulbenkian.
O Presidente da República representa o arquipélago ao mais alto nível, na homenagem a Mário Soares que durante os mandatos, como primeiro-ministro e Chefe de Estado, impulsionou as relações bilaterais entre Cabo Verde e Portugal, bem como a parceria especial que viria a ser estabelecida com a União Europeia.
De acordo com o comunicado da Presidência da República, José Maria Neves fará um discurso na cerimónia invocativa da vida, da ação e da obra do antigo Presidente da República Portuguesa. O evento, que irá decorrer na Fundação Carlos de Gulbenkian, será presidido por Marcelo Rebelo de Sousa e contará com a participação do Presidente do Conselho Europeu, António Costa.
Na ocasião, diz a nota, o Presidente cabo-verdiano marcará presença no ato de apresentação da coleção Obras de Mário Soares, Escritos da Resistência. Figura incontornável da relevância histórica, política, cívica e cultural de Portugal na Era Moderna e um dos negociadores da independência de Cabo Verde, escreve a presidência.
Mário Soares deixou um importante legado nas diferentes frentes em que atuou, desde a luta antifascista e pela liberdade e democracia, como na governação e na presidência da República Portuguesa.
Durante a sua estada em Portugal, José Maria Neves fará uma visita ao município de Oeiras, no quadro da sua agenda de proximidade com as comunidades cabo-verdianas e da promoção da cooperação descentralizada.
Carlos Santos – Correspondente RDP África